28 março 2013

Itaituba adere ao Pacto Nacional pela Alfabetização

Aconteceu na noite de segunda-feira (25), no Ginásio Municipal, a solenidade de abertura do encontro que trouxe em pauta o programa “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa” com o tema “Um Novo Olhar Para a Alfabetização”. Participaram do evento professores da cidade e do interior, comunitários, Presidente da Câmara Municipal Wescley Tomáz e Prefeita Eliene Nunes.
Esse programa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Para a Secretária Municipal de Educação Ana Paula da Silva Santos, esse Isto significa que, aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

No evento, a Prefeita Eliene enfatizou que dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania acrescentando: “neste desafio, entendemos que o professor precisa ter clareza do que ensina e como ensina. Tenho certeza que atingiremos esse objetivo porque temos ótimos professores que fazem de sua profissão um exercício de fé, determinação e vontade de transformar para melhor, nossa realidade educacional”. O encontro que discute o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa prossegue com grupos temáticos com leitura reflexiva, dinâmica, estudo de currículo e avaliação. O encontro encerra quarta-feira (27).

Nenhum comentário:

Postar um comentário